Gérmen de Trigo

13:07


O gérmen de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo, rico em elementos nutricionais e vitais ao organismo humano.
É rico em tiamina (vitamina B1 ou F), riboflavina (vitamina B2 ou G), niacina (vitamina B3 ou PP), ácido pantoténico (vitamina B5), adermina ou piridoxina (vitamina B6), biotina (vitamina B8 ou H), ácido fólico (vitamina B9 ou M), filoquinona (vitamina K), provitaminas A e D, tocoferol (vitamina E), magnésio, fósforo, potássio, cálcio, manganésio, selénio, cobalto, cobre, ferro e zinco. Muito dos nutrientes que o nosso organismo precisa para viver em equilíbrio.

Sendo muito rico, o gérmen de trigo, é utilizado nas papas dos bebés e deve ser incluído na alimentação diária das crianças e bebés pois devido a sua riqueza nutricional protege o sistema imunitário reforçando as defesas das crianças.
Devido ao alto teor das vitaminas do grupo B, entre as quais a vitamina B12, é um excelente anti anémico, sendo também um excelente antioxidante e rico em ácido fólico (excelente para as mulheres grávidas).

A presença das vitaminas B1 e E, fazem diminuir a presença de açúcares no sangue e na urina, sendo deste modo indicado para diabéticos. Consumido em cerca de 4 a 5 colheres de sopa por dia, a sua implementação diária na alimentação de diabéticos, é um importante complemento pois leva á redução de insulina utilizada.
Na sua constituição também possui Auxonas, substâncias que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo da vitamina B1 sem o consumo de auxonas leva á degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro. Excelente no combate ao anti envelhecimento.

O gérmen de trigo ajuda o corpo a remover toxinas e gorduras que se acumulam no corpo. Contém também na sua constituição proteínas, fibras (regula o trânsito intestinal e controlo do peso), esteróis vegetais, e ácidos gordos não saturados (Ómega 3: baixa e controla os níveis de colesterol).
O consumo do gérmen de trigo também é indicado para doenças nervosas como insónias, esclerose múltipla e esgotamentos.

Produto muito barato (em supermercados cerca de 1euro e 20) pode ser consumido de várias maneiras, deixo-vos aqui algumas sugestões:
Pode ser usado nos iogurtes ou cereais ou como cobertura para a carne ou peixe (substituto da farinha ou pão ralado).

Batido com gérmen de trigo:
Ingredientes: 6 iogurtes, 1 taça de mirtilos, 4 morangos, 2/3 colheres de sopa de gérmen de trigo, ½ banana, leite a gosto, cubos de gelo a gosto.
Modo de preparo: Juntar todos os ingredientes numa batedeira e mistura-los. Servir num copo e delicie-se.

Amigos eu vos aconselho o consumo diário do gérmen de trigo, como podem ver existem muitos benefícios. É fácil de encontrar, é barato e muito fácil de incluir na alimentação. Aliem esta dica á prática de exercício físico e alimentação saudável.
Promoção da alimentação saudável para si e para a sua família.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta