Dieta e o período de estagnação do peso

18:00


Ola amigas (os) hoje quero partilhar convosco um assunto muito importante e que penso que vos irá ajudar muito: dieta e o período de estagnação do peso. O que é e como fazer para ultrapassa-la.

Quando uma pessoa está a fazer uma dieta chega a uma fase em que não perde peso ou o seu valor é muito reduzido, esta fase chama-se de período de estagnação de peso. Por incrível que parece é nesta fase que 98% das pessoas desistem da dieta porque acham que não está a resultar ou por outro qualquer motivo. Deixem-me vos dizer que é um período normal que acontece a toda a gente mas é muito importante saber lidar com ela do ponto de vista físico e psicológico.

Este período de estagnação é devido a vários motivos, entre as quais, adaptação do corpo a dieta, metabolismo baixo, dieta alimentar excessiva (comida a mais ou a menos), fatores psicológicos (ansiedade, stress), falta de exercício físico ou formação de músculo acompanhado de queima de gordura.

Então o que fazer? Em primeiro lugar não desistir do seu objetivo. Nunca!

Primeiro ponto que quero falar convosco é sobre a alimentação. Muitas pessoas querem fazer dietas ou reeducar-se a nível alimentar mas por vezes exageram na dose deixando de fazer uma alimentação adequada. Levam a coisa ao limite deixando de comer, e cada vez que pesam ficam frustrados porque não perdem peso e desistem. Isto acontece porque o corpo entra em modo de “fome” e tudo o que consome é para reserva daí não perder peso. Conselho: Perder peso não significa passar fome. É muito importante entender esta questão. Para perder peso é necessário praticar uma alimentação variada e várias vezes ao dia, o recomendado são 5 refeições. Por outro lado temos as pessoas que ainda comem mal mas ainda assim querem perder peso. Amigas tenho atendido muitas pessoas, e isto é uma realidade, para perder peso é necessário aprender a comer. Não vale a pena enganarem-se.

Se já pratica uma alimentação saudável e equilibrada, continue pois para continuar a perder peso deverá aplicar outras soluções que direi mais adiante. Não deverá diminuir a quantidade de alimentos consumidos, poderá talvez dependendo de cada caso aplicar um reajuste.

Segundo ponto que vos quero falar: metabolismo. O nosso metabolismo ao verificar que passa por um novo período alimentar, procura reajustar-se e isto leva a que o metabolismo consuma menos calorias que anteriormente. Conselho: Utilize nesta fase um suplemento alimentar que lhe ajudará a aumentar os seu metabolismo e consequentemente a consumir as gorduras localizadas. Já escrevi um artigo sobre isto (truques para aumentar o metabolismo) mas também poderei ver mais soluções que o mercado apresenta.

Terceiro ponto: Exercício físico. Para este ponto é muito simples: troque o exercício que está a fazer. Se corre num parque como eu, altere o seu percurso ou ande de bicicleta. Se está num ginásio fale com o seu treinador para lhe dar novos exercícios.

Quarto ponto: Formação de músculos versus queima de gorduras. É normal quando uma pessoa pratica exercício físico e musculação existir este período de estagnação porque não nos podemos esquecer que os músculos pesam mais do que a gordura. Por isso não se exalte continue a trabalhar.

Quinto ponto e talvez o mais importante: Fatores psicológicos, tais como o stress ou a ansiedade. Meus amigos (as) têm de perceber uma coisa perder peso com saúde leva tempo e requer trabalho, o peso saudável que se deve perder por semana deve ser o seu peso a dividir por 100. Exemplo: Se neste momento pesa 70Kg deverá perder semanalmente 700g. Não queira perder por semana 3,4,5 Kg, isso não é saudável e leva a pessoa a uma ansiedade tal que as coisas não vão resultar. Por outro lado o estilo de vida stressante que algumas pessoas levam mexe com o sistema nervoso e consequentemente engorda. Pratique exercício físico; este é muito importante porque nos dá um bem-estar físico e mental.

Minhas amigas (os) não levem as coisas tão a peito, reajustem a vossa alimentação, pratiquem exercício físico e deixem as coisas fluírem naturalmente. Aproveitem cada momento e nunca desistam dos vossos objetivos.

Gostaria de ouvir o vosso fedback sobre este assunto, foi útil para vocês? Bjinhos

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta