A "Dieta" da Dicas da Paulinha

“Dieta”, eu prefiro falar em Reeducação alimentar em vez da palavra dieta, visto que é mais soft e não cria os tais preconceitos que as pessoas pensam ao verem á sua frente a palavra DIETA: é mais uma dieta que não sei se consigo seguir ou por quanto tempo o consigo fazer.
Esta reeducação alimentar trata-se na verdade em saber comer com inteligência, nunca deixando de comer o que se gosta mas tendo em atenção as quantidades. Tudo isto ajustado ao meu/seu estilo de vida e condição económica.

Tem sido uma caminha não sempre fácil, com algumas recaídas pelo meio mas no final com os resultados pretendidos: PERDA DE PESO! Mas quero-vos salientar desde já que o programa alimentar leva tempo, tem de se mudar de hábitos mas vale a pena.
Em primeiro lugar quero que pensem no vosso estilo de vida, no que vos faz comer, no tempo que dedicam a cuidar de vocês próprias ou a fazer compras alimentares. Isto é muito importante pois quero que identifiquem o que vos faz engordar. Por exemplo: é o stress do dia-a-dia ou do trabalho, passam muitas horas sem comer, consomem muito fast-food porque têm pouco tempo. Tudo isto tem de ser analisado para que se possa aplicar soluções personalizadas ao vosso estilo de vida.
Por exemplo, no meu caso um dos meus erros era passar horas sem comer e quando chegava a casa comia o que aparecia. E pior, comia rápido.

Em segundo lugar quero que pensem no vosso objetivo ao realizarem a dieta. Por exemplo: é perder 5, 10, 20 Kg. Dependendo do peso que querem perder isso vai influenciar o tempo e como devem proceder durante o programa.
Uma coisa muito importante, eu no meu caso procedi da seguinte forma: decidi que queria perder 20 Kg mas compreendi que não iria perder este peso “num relâmpago”. Então estabeleci etapas reais que eu sabia que ia conseguir (2-3Kg/mês) e uma peça de roupa em cada mês. Podem também fazer a mesma coisa.

Estabelecidos estes dois pontos acho que estão preparadas para ter uma alimentação e uma vida mais saudável. Vale a pena, podem confiar no que vos digo. Sinto me com mais energia para fazer as coisas e com a autoestima lá em cima.
Começando: “Um dia a minha filha teve aulas sobre alimentação na escola na qual incutiram nos miúdos a seguinte frase: Pequeno-almoço de REI, almoço de PRINCIPE e jantar de POBRE”

Toma esta frase como guia porque só assim vais conseguir perder peso e melhorar a tua alimentação.
Bem aqui vão umas dicas que creio que podem ser benéficas para quem quer emagrecer e melhorar o seu estilo de vida:

·         Deve-se comer várias vezes ao dia. Entre refeições consuma fruta, bolachas ou snacks integrais, entre outras opções que existem no mercado. IMPORTANTE: Ver as etiquetas e tomar atenção às calorias dos alimentos e minhas queridas evitem passar fome; isso não emagrece, pelo contrário a pessoa acaba por ingerir tudo o que lhe aparece a frente. (Andem com comida na mala, também já andamos com muitas coisas!)

·         Apenas ir às compras após as refeições, isto evita que se comprem alimentos que não são necessários e muitas das vezes muito calóricos apenas por impulso.

·         Nunca comer muito durante a noite, isto é um erro muito frequente; a pessoa chega a casa e acaba por comer muito. O pior é que o corpo vai acumular este excesso. Coma uma sopa ou então uma salada antes do prato principal servido em prato de sobremesa. (jantar de pobre!)

·         Durante o almoço pode comer o que lhe apetecer mas antes a famosa sopa ou salada. Isto evita que coma muito (maior quantidade de calorias) e evita ansiedade (uma vez que come o que lhe apetece) Prato principal em prato de sobremesa!

·         Mastigar bem os alimentos, evitar comer em pé ou muito rápido saboreando a refeição. Isto faz com que o cérebro tenha tempo de lhe “informar” que está cheio.

·         Beber água e não refrigerantes. A água faz muito bem á pele, fundamental para quem quer emagrecer.

·         Dica muito importante: Estamos em época de festas, o que fazer? Planei a sua alimentação durante a semana. Por exemplo: sei que vou ter um casamento no fim-de-semana e toda a gente sabe que é muito difícil resistir, e mais as outras pessoas que não compreendem falam maus comentários; então o fazer? Durante a semana tenha uma alimentação mais rigorosa (lembra-se da dica: 6 dias de dieta e o 7º dia a folguinha, é isso ai…..). Durante a festa coma de a entrada sopinha, coma pausadamente, sem pressas e assim dá para controlar o que come e bebe sem que ninguém lhe chateie. No caso de jantares com amigos? O que eu faço é não ir a jantares sem comer a minha abençoada sopa ou uma boa salada. Assim não vou esfomeada e controlo melhor as coisas.

·         No caso de gostarem de sopa evitem utilizar coisas muito calóricas; por exemplo: substituir a batata por couve-flor. A couve-flor faz a mesma função que a batata apresentando muito menos calorias.

Bebidas: As bebidas são a maior fonte de ingestão de calorias principalmente quando ingeridas socialmente
Amigas vamos diretas ao assunto: Quem quer emagrecer deve evitar a todo o custo bebidas com gás (qualquer uma delas) e açucaradas. Não há volta a dar a isto, principalmente quando raras são as pessoas que conseguem controlar a quantidade ingerida. Eu também me incluo nesta lista, quando estou num convívio bebo mais do que devo.

Dicas que nos podem ajudar:

·         Beber agua! Não existe melhor coisa para perder peso e hidratar a nossa pele do que este liquido maravilhoso principalmente quando querem acabar com a nossa inimiga: a celulite.

·         Quando formos a uma festa, intercalar as bebidas gaseificadas (porque sabemos que muita gente gosta de uma cerveja ou de uma coca-cola) com água.

·         Beber de forma a saborear o que bebemos e não tipo “agua”. Isto faz com que bebamos em grande quantidade e honestamente nem sequer se saboreia o que se bebe.

·         Para quem gosta de bebidas doces, nada melhor do que sumos naturais. Hoje em dia existe na internet muitas opções para fazer uma bebida saborosa apenas com fruta em casa (não adicionar açúcar). Muitas delas têm baixo valor calórico.

Exercício Físico:
É um tópico muito importante porque é através do exercício físico que se queima as gorduras acumuladas e é também uma fonte de bem-estar e saúde.

Primeiro vamos esclarecer uma coisa, exercício físico não é aquele que achamos que fazemos quando limpamos a casa ou andamos a correr de um lado para o outro no trabalho. Com exercício físico quero dizer, tirar uma hora por dia para cuidar de mim!
Este ponto é muito importante porque o que se observa muito hoje em dia, especialmente no caso das mulheres é que passa o dia a cuidar de tudo e mais alguma coisa mas esquecem-se do principal: elas mesmas. Para que uma pessoa possa estar bem-disposta, sem stress, resumindo de bem com a vida em primeiro lugar tem de se cuidar da pessoa mais importante: EU.

Esclarecido e interiorizado este ponto vamos às dicas. Para emagrecer deve-se praticar exercício físico no mínimo 3 vezes por semana 1 hora por dia. O ideal seria frequentar um ginásio aonde é dado um plano de exercícios de acordo com os objetivos pretendidos. Para que não o pode fazer existe outra solução: correr ou andar num jardim. O importante é a pessoa se mexer.
Outra dica que deixo é se morra num prédio porque não subir as escadas em vez de usar o elevador. É o que tenho feito, no princípio custa um bocado mas depois é como tudo acaba por se habituar.

Se optarem por correr/andar num parque não se esqueçam de fazer exercícios de relaxamento, a qual serve para relaxar os músculos e prepara-vos para o próximo dia de exercício físico.
Muito importante também fazer musculação para tonificar os músculos, o pior que pode acontecer é emagrecer e ficar flácida.

Composição do prato:
O vosso prato deve conter as seguintes proporções:


Uma coisa muito importante no ser humano é a motivação. “Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer” Eleanor Roosevelt. Ganhe coragem e comece hoje a cuidar de si.
Boa sorte!

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta