Cuidados com a Pele, Parte II: MULHERES

17:31

Para se ter uma pele bonita e saudável é necessário, independentemente do tipo de pele, cuidar dela! Por isso é indispensável os cuidados essenciais da pele do rosto que são: Limpeza, hidratação, exfoliação e finalmente proteção solar.

Limpeza do rosto:
A limpeza do rosto remove a sujidade da pele, o excesso de óleo na superfície e nos poros, e ajuda o processo de renovação das células. Normalmente os especialistas aconselham o uso de sabonetes (líquidos ou em barra) com água morna. Mas eu aplico a regra da minha avó: água fria.
Devem escolher os produtos de limpeza do rosto consoante o seu tipo de pele.
Hidratação do rosto:
A pele é naturalmente protegida por uma camada fina de água e óleo, produzido pelas glândulas sebáceas. Essa camada de água e óleo é chamada pelos médicos de manto hidrolipídico. A função dessa camada é de manter o balanço natural da pele, protegendo-a contra os agentes agressores externos, como o vento, frio e calor, poluição e humidade.
Muitas vezes a pele se torna áspera e seca devido, em parte, a esses agressores externos que danificam a camada protetora. É aqui que entram os hidratantes, cuja função é ajudar a pele a encontrar o seu balanço natural e recompor essa camada de proteção.
Devem escolher os cremes hidratantes consoante o seu tipo de pele.
Exfoliação da pele do rosto:
A exfoliação da pele do rosto deve ser parte integrante dos seus cuidados com a pele. A exfoliação do rosto remove as células mortas da superfície e também o óleo em excesso que faz com que os poros fechem, o que provoca o aparecimento de cravos e espinhas, e torna a absorção dos cremes de hidratantes mais difíceis. A exfoliação deve ser realizada 1 a 2 vezes por semana, o excesso pode provocar a remoção de células vivas aumentando a possibilidade de irritações e lesões na pele.
Os benefícios da exfoliação são:
·         Incentiva o crescimento de novas células.
·         Aumenta a circulação sanguínea.
·         Melhora a textura e cor da sua pele.
·         Torna a pele mais suave e fresca.
·         Mantém a sua pele limpa e com um aspeto saudável.
·         Vai ter a sensação de que as rugas mais finas desapareceram da sua pele
Protetor solar:
A maioria das pessoas pensam que o protetor solar para o rosto ou para o corpo é algo que se deve usar apenas quando se vai para a praia, contudo, a maioria dos especialistas afirmam que o protetor solar é uma das partes mais importantes da sua rotina diária de cuidados com a pele.
O uso de protetor solar facial é essencial para manter a pele jovem e livre de doenças. A causa número 1 do desenvolvimento prematuro de rugas e envelhecimento de pele está associada aos danos causados pelos raios solares.
Deve-se usar o protetor solar que melhor se adequa ao seu tipo de pele.
Deixo-vos umas dicas de mascaras para limpeza da pele que podem aplicar em casa, eu normalmente uso argila em pó. A argila limpa, exfolia e retira manchas superficiais, é super barata e deixa a pele limpinha e sedosa.
Outra máscara com dupla ação (exfoliante e hidratante) e também muito acessível é a máscara do açúcar:
Os ingredientes são 1 colher de açúcar e 1 colher de mel. Mistura-se e aplica-se no rosto. O açúcar tem ação exfoliante e o mel hidratante. (não é indicado para peles sensíveis ou muito oleosas).
Deixo-vos umas receitas que pesquizei na net. Para mais máscaras também podem procurar, existe muitas opções mas vos aconselho a usarem as máscaras e outros produtos sempre de acordo com o vosso tipo de pele.
Para revitalizar: Máscara de chocolate
Ingredientes: 1 col. (sopa) de chocolate amargo; 1 col. (sopa) de argila rosa
Modo de preparação: Derreta o chocolate amargo em banho-maria. Acrescente a argila e misture bem até formar uma pasta. Espere arrefecer e espalhe por todo o rosto (exceto área dos olhos e lábios). Deixe agir por 20 minutos. Depois, lave o rosto com sabonete neutro e água.
A máscara não deve ser utilizada para as peles oleosas ou com acne uma vez que possui alto poder de hidratação.
Para reduzir as olheiras: Máscara de aveia
Ingredientes: 2 col. (sopa) de aveia; 2 col. (sopa) de leite em pó de soja e 1 xícara de soro fisiológico.
Modo de preparação: misture os ingredientes até formar uma pasta. Dê batidinhas na pele com a ponta dos dedos antes de aplicar na região das olheiras. Aplique a máscara e deixe agir por 10 a 15 minutos. Feche os olhos e aproveite para relaxar.
Pele seca e sensível: Máscara de abacate
Ingredientes: 1/2 abacate; 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas; 2 ampolas de vitamina E.
Modo de preparação: amasse a polpa do abacate com um garfo e misture com os outros ingredientes até formar uma pasta. Aplique em todo o rosto e contorne a região dos olhos. Deixe agir por 30 minutos e retire com água fria. Fazer uma vez por semana.
Pele oleosa: Máscara de ameixa
Ingredientes: 1 ameixa seca média; 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de água.
Modo de preparação: bata os ingredientes no liquidificador. Aplique e deixe agir por 15 minutos. Retire com água fria. Fazer duas vezes por semana.
Outra máscara para a pele Oleosa:
Ingredientes: leite, 3 colheres de sopa de talco para bebé, 1 colher de sopa de mel
Modo de preparação: Coloque o talco e o mel num recipiente e adicione o leite até que a mistura obtenha uma boa consistência. Com o rosto limpo aplicar a máscara durante uma hora. Remova a máscara com água morna. Aplicar a máscara a cada 15 dias.
Amigas divirtam-se a cuidar da vossa Beleza!
Questão: Uma leitora da DICAS DA PAULINHA perguntou me o que fazerem relação á sua pele e ao seu cabelo pois reparou que ao mudar de país (de Portugal para Angola) estes estão mais secos (e no caso do cabelo mais quebradiço) do que o normalmente.
Uma mudança de país implica uma mudança de hábitos de alimentação, clima, ritmo de vida, tudo isto afeta o organismo humano. Mesmo que diga que já está habituado ao clima existe sempre um ressentimento do organismo a tal mudança tanto para países mais frios assim como para países mais quentes.
O clima seco provoca uma diminuição da capacidade da pele de reter líquidos, o que provoca desidratação da pele deixando a pele seca e ressentida.
O clima frio provoca também secura e ressentimento da pele provocada pelo frio e o uso de água quente.
A constituição mineral da água vária de país para país, assim como os tratamentos químicos aplicados em cada um destes e tudo isso tem ação sobre a pele e sobre o cabelo.
Em relação ao cabelo, como já é sabido os cabelos africanos são naturalmente mais secos dos que os europeus requerendo por isso mais cuidados adicionais como por exemplo, hidratação, tratamentos anti quebra, entre outros.
Conselho: Reforçar os cuidados diários com a pele, tendo mais atenção na hidratação desta, recorrendo ao uso de máscaras hidratantes.
Em relação ao cabelo sempre que se muda de país deve-se utilizar na sua lavagem uma parte da água local misturada com água engarrafada, aumentando a percentagem da água local com o tempo. Isto leva a que o couro cabeludo possa adaptar-se á mudança do tipo de água minimizando a sua queda.
Este conselho também serve para quem faz o trajeto inverso, é necessário que o organismo (pele e cabelos neste caso) adapte-se.
Resumindo tudo, a mudança de país traz para além da adaptação a um novo estilo de vida a adaptação também a um maior cuidado com a pele e com o cabelo.
Para esta amiga deixo aqui uma receita de uma máscara para o cabelo que lhe vai ajudar:
Máscara reparadora para os cabelos (repara as pontas espigadas e hidrata o cabelo deixando o cabelo saudável e brilhante):
Ingredientes: Meio abacate (tem óleos naturais que reparam o cabelo dando suavidade e brilho), 1 gema de ovo (é rico em proteínas que dão força, reparam e hidratam o cabelo) e 1colher de sopa de azeite (repara e dá brilho ao cabelo).
Modo de preparação: Juntar todos os ingredientes num recipiente e mexer até obter uma massa uniformizada. Aplicar ao cabelo lavado, seco e penteado. Após a aplicação colocar uma touca e deixar atuar a mascara durante 30 min. Finalizado o tempo retirar a máscara do cabelo com água morna, intercalando com água fria.

Para se ter os cabelos e pele saudáveis deve-se sempre beber água, hidratação é a palavra-chave.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta