Os Benefícios da água

14:50

Bom dia amigas (os) hoje na DICAS DA PAULINHA vou falar sobre os benefícios da água, por muitos desprezada mas toda a vida humana é sustentada nela.

A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora da temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater a acne, a celulite, as estrias, resumindo são inúmeras as vantagens de bebermos água!

A ingestão de água ajuda no emagrecimento uma vez que para controlar o apetite existe duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). Assim, a ingestão de água ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a sensação de “fome”.

Durante as refeições  beber água não engorda mas a ingestão de líquidos durante a refeição provoca o atraso no processo digestivo e também podem causar gases e flatulência.

Como os líquidos saem do estômago mais rápidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de “vazio”, o que leva muitas vezes a termos fome passado pouco tempo após a refeição, um fator que pode leva-la a aumentar de peso. Procure beber água fora das refeições para que tal não aconteça, de preferência 30 minutos antes e depois das refeições.

Na prática desportiva é muito importante o seu consumo uma vez que a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Quando o exercício é intenso, a reposição de líquidos deve ser frequente! Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um indivíduo pode perder até 2,5 litros por hora.

A desidratação promove perda de peso mas na maior parte das vezes são mais os inconvenientes uma vez que provoca a diminuição da capacidade máxima de desempenho durante a prática desportiva, perda de cabelo, pele e lábios secos, problemas intestinais ou mais grave ainda cálculos renais ou hipertensão.

Apesar de a água ajudar a acabar com muitos problemas de desidratação, estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carbohidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta.

Por este motivo recomenda-se muitas vezes o uso das bebidas desportivas, que promovem a reposição de água e eletrólitos: o sódio retém por mais tempo a água no organismo.

A água é constituída por vários minerais e existe na forma de água doce ou água salgada, ambas com muitos benefícios.

A água doce que é normalmente usada para consumo humano, os seus benefícios já foram referidos anteriormente. Também é usada desde há muito tempo para tratamentos termais e de spa devido às suas propriedades como agente terapêutico.

A água salgada também é usada como agente terapêutica particularmente para a pele uma vez que efetua limpeza de pele naturalmente, desintoxica e estimula a regeneração celular, e ajudá-lo a manter-se hidratado. Por isso, é um bom tratamento para a pele seca e / ou irritável, e para pessoas que sofrem de acne, eczema ou psoríase. Para combater esses problemas é bom mergulhar regularmente em água salgadas.

Como podem ver existem muitos benefícios na ingestão da água, por isso recomendo vivamente o seu consumo.

Usem a água de forma inteligente, temos de cuidar do nosso MEIO AMBIENTE !

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta