Alimentos Integrais Vs Alimentos Processados

12:49


Bom dia amigos (as) hoje quero partilhar com vocês alguns benefícios dos alimentos integrais versus alimentos processados. Normalmente ouvimos os especialistas na área da saúde a aconselharem o consumo dos alimentos integrais mas poucas são as vezes que realmente entendemos as diferenças entre estes alimentos. Será que os alimentos processados são maus no seu todo? É isso que hoje quero partilhar convosco.

Em primeiro lugar, o que são alimentos integrais e alimentos processados?

Alimentos processados ou industrializados são alimentos que foram sujeitos a técnicas e a métodos para transformá-los em alimentação humana ou animal. Estas técnicas ou métodos visam aumentar o tempo de conservação e adicionar características que o tornem apetecíveis ao consumo. Estas transformações a que os alimentos são sujeitos fazem perder pelo caminho muitos dos nutrientes e levam á adição de outros (conservantes, adoçantes, emulsionantes, entre outros) que na sua maioria prejudicam a saúde humana quando consumidas em excesso.

Alimentos integrais são alimentos que não foram sujeitos a nenhum tipo de refinamento e por isso ainda contêm as peliculas que envolvem os grãos. Estas peliculas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, não significa que os alimentos processados não os contenham mas encontram-se em menores quantidades.

Os alimentos integrais são aconselhados numa alimentação saudável porque a média/longo prazo diminuem a incidência de diabetes, obesidade e outros problemas de saúde, para além de fornecerem as quantidades de nutrientes necessários ao organismo humano. Estes alimentos por serem ricos em fibras ajudam na regulação intestinal, na diminuição da absorção de gorduras e no controlo da saciedade (muito importante para quem quer perder peso).

Mas deixo-vos um aviso muito importante, relativamente ao valor calórico quando comparado com o alimento processado, a sua maioria possui valores na mesma ordem de grandeza, por exemplo: 50 gramas de arroz branco (refinado) possui 128 kcal enquanto a mesma quantidade de arroz integral possui 124 kcal. A grande diferença reflete-se ao nível de nutrientes que possuem.

Por estas razões os especialistas em saúde recomendam o uso de alimentos integrais. Na minha opinião, que vai em encontro a opiniões de outros especialistas, é muito importante existir equilíbrio a nível da alimentação na prática de uma vida saudável. Por isso, pratiquem uma alimentação saudável e exercício físico.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta