Alimentos contra a FADIGA

12:19


Bom dia amigas (os) após um período de férias normalmente têm-se aquela sensação de cansaço e sonolência por isso como a DICAS DA PAULINHA tem como objetivo vos ajudar a ter uma vida equilibrada através de uma boa alimentação e prática de exercício físico decidi fazer um artigo sobre os alimentos que vos podem ajudar no regresso a uma vida ativa e/ou no vosso dia-a-dia muito atarefado.

Uma alimentação que não é saudável leva aos desequilíbrios tanto físico como emocional. Para combater a fatiga física, sonolência excessiva, dores musculares e de cabeça, prisão de ventre, flatulência e problemas de memória, estes alimentos são grandes aliados:
 
Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina – substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato e a falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Diminui a ansiedade e ajuda a obter um sono tranquilo. A banana é rica em hidratos de carbono, potássio, magnésio e biotina, oferece também bastante energia ao organismo porque possui vitamina B6. Não consumir em excesso, pois pode levar ao aumento de peso.

Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Ainda, conta com magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Frutos do mar: Têm Zinco e Selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteina e gordura saudável como, por exemplo, o ômega 3, que é essencial para o trabalho regular do coração. Só não exagere, pois estes são ricos em colesterol.

Laranja: Abundante em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente na sua composição, é um relaxante muscular e combate o stress. Essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como sumo. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

Ovos: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.

Uva – Essa fruta possui vitaminas do complexo B, que colaboram no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

Abacate, Quinoa e a Semente de Girassol são ricos em Magnésio. O magnésio é muito importante na produção e transporte de energia para além de auxiliar na contração e relaxamento dos músculos.

Pratiquem um estilo de vida saudável.

Bisous

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta