Entrevista a Djeissica Barbosa, Miss São Tomé e Príncipe

20:31


Hoje apresento-vos a Djeissica Barbosa, Miss São Tomé e Príncipe 2013 e candidata a Miss Mundo 2014 que acontecerá no mês de Dezembro em Londres. Ela tem 20 anos, trabalha no mundo da moda para além de ser estudante do 2º ano do curso de comunicação e cultural. Uma mulher bonita com um espirito forte, alegre, positivo, lutador e ambicioso. Então vamos conhecer mais um pouco da sua história.


Uma História Inspiradora:
A Djeissica Barbosa nasceu na Ucrânia: filha de mãe Ucraniana e pai Santomense. Uma mistura improvável mas que resultou numa mulher com convicções fortes. Cedo foi viver com os seus pais para São Tomé e Príncipe e veio viver para Portugal com os seus 6 anos. Estes 3 países fazem parte da vida da Djeissica: São Tomé e Príncipe, Portugal e a Ucrânia. Mas a sua história não possui apenas um conto de fadas; também foi traçado com uma vida de dificuldades.

Quando era criança não possuía bonecas e quando as tinha eram dadas em segunda mão mas contou-me que recebeu durante a sua infância e adolescência a maior prenda que todo o ser humano deveria receber através da sua mãe: “nós nunca tivemos grandes possibilidades mas ela sempre deu o seu melhor, ou seja, as suas ideologias e valores: como tratar o outro, como encarar a vida e a valorizar aquilo que realmente importava”.

Mas tudo aquilo porque ela passou não a fez desistir de seguir os seus sonhos, muito pelo contrário aprendeu através do exemplo da sua mãe a batalhar e a nunca desistir dos seus objetivos e sonhos.



Família como pilar da sua Vida:
A sua mãe, figura muito importante na sua vida: “A minha inspiração, sem dúvida é a minha mãe, primeiro porque ela é um modelo de mulher que eu realmente vejo como exemplo. A minha mãe passou muitas dificuldades emocionais e físicas mas mesmo assim nunca desistiu, sempre batalhou e até agora continua a batalhar, mesmo com todas as dificuldades sempre deu-me o melhor, mesmo em termos de educação e bens materiais”.

Ela acompanha-te durante os teus trabalhos?
Sim, sempre. Ela acompanha-me em tudo e mais alguma coisa, dá-me força e mesmo quando eu estou mal ela diz: temos de arranjar isto e aquilo. Não, tu tens de te concentrar. Está sempre ali, é a minha melhor amiga, é a minha mãe, é tudo para mim.


Em relação ao meu pai, eu tenho uma relação muito boa com ele. É uma pessoa muito simples que sempre tentou transmitir as suas melhores ideias e valores. Ele ensinou-me a perdoar os outros e a dar uma segunda oportunidade. Admiro-o muito como pessoa.

A minha família está na base de tudo!


Levando São Tomé e Príncipe ao Mundo:
E o que mudou na tua vida desde que és Miss São Tomé e Príncipe?
Toda a gente me faz essa pergunta, o que é que mudou? Responsabilidades, sem dúvida! Agora tenho mais responsabilidades do que antes porque carrego atrás o nome de São Tomé e Príncipe, já não é apenas Djeissica Barbosa; são várias mulheres, é o povo em si.

Projetos realizados ao longo desde ano?
Eu durante o ano do meu mandato realizei algumas atividades sociais, claro que ficava um bocado mais difícil tendo em conta que eu não moro em São Tomé por isso o meu objetivo aqui em Portugal tratou-se de divulgar a imagem de São Tomé e Príncipe. Estando lá são as representações em eventos sociais.

Houve a oportunidade em Portugal de fazer um protocolo com a Universidade Católica de Braga com o estado Santomense em que a universidade facultaria a entrada dos alunos Santomenses. O protocolo consistia no seguinte: os alunos com média superior a 16 tinham um desconto na propina de 75%, tendo em conta que a Universidade Católica é uma Universidade privada, acabava por ser até mais barata a sua frequência do que uma pública. Para os alunos que não tivessem essa média, o desconto seria de 25%.


Dentro do país foram realizadas várias campanhas de sensibilização da luta contra a droga e gravidez precoce. Foram também entregues cabazes para ajudar várias famílias. Eu prefiro fazer palestras ou realizar campanhas porque eu sei que a mensagem vai chegar a um número maior de pessoas

Tive também a oportunidade de divulgar a imagem de São Tomé e Príncipe em Angola, gostei imenso e fui muito bem recebida. Foi muito bom contribuir para fortalecer os laços entre Angola e São Tome e Príncipe.


Desejo levar o Mundo a conhecer a nossa cultura, a nossa dança e o nosso ritmo, as paisagens naturais e o nosso povo.


Dicas de Nutrição e Beleza:
Ao contrário do que se pensa, muitas são as pessoas ligadas ao mundo da moda e da beleza que durante algum período da sua vida possuíram algum tipo de pensamento negativo acerca de si. A Djeissica também os teve:
“Quando era mais nova praticamente nunca tive assim muita auto-estima, não gostava do meu corpo porque era magra e normalmente as africanas têm o peito grande, anca grande e eu não tinha nada disso. Mas eu mais tarde soube aproveitar o facto de ser magra para realmente poder utilizar em alguma coisa, que neste caso foi para desfiles. E agora estou bem, feliz comigo mesmo. Acho que o mais importante é nós nos sentirmos bem, e relativamente aos preconceitos que tive antes, agora estão superados. Acho que ninguém é perfeito e também não o temos de o ser, simplesmente achou que temos que jogar com as nossas imperfeições".


Quais são os cuidados que tens com a tua alimentação?
Quando eu era mais nova, eu era muito mais magra do que agora e nunca estive preocupada em comer, não gostava de comer e depois sim comecei a comer muito melhor e comia tudo o que me aparecia pela frente.

Nos últimos anos sim, não tenho feito uma dieta mas sim controlo alimentar. Acho que não é não deixando de comer que iria emagrecer ou manter o mesmo peso. O que eu faço é exercício físico: eu jogo basquetebol, e certamente ajuda a manter a forma e o peso e sim evito comer coisas que eu adoro, tais como: pizas e hambúrgueres. É necessário também beber muita água.

Eu acho que devemos comer mas devemos evitar as más comidas, devemos comer várias vezes ao dia, evitar bebidas gaseificadas. São pequenas coisas que no princípio podem ser difícil mas são necessárias.

Lá está, comer várias vezes ao dia mas em vez de comer bolachas, comer uma peça de fruta; em vez de comer chocolates comer outro tipo de bolachas integrais. Não só para a nossa imagem mas também para a nossa saúde, temos de ter noção de controlo.



Que conselho dás a uma pessoa que está a perseguir o seu sonho?
Eu acho que na vida nós temos que ser ambiciosos, não gananciosos que é completamente diferente. A ambição leva-nos a lutar pelos nossos objetivos e sonhos. Devemos ser ambiciosos, primeiro: focar naquilo que é realmente importante na nossa vida; o que eu quero para a minha vida e para o meu futuro. E depois traçar um plano: eu quero isto. Segundo: como eu faço para chegar ao primeiro ponto: então tens de fazer.


Aqui deixo-vos um pouco da Djeissica Barbosa e em Dezembro estaremos todos a apoiá-la no concurso Miss Mundo 2015.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta