Adoçante & Dieta: Relação de amor e ódio?

15:26


Olá amigas/os hoje gostaria de vos falar sobre um assunto muito importante para quem está a fazer uma dieta alimentar com o objetivo de perder peso: o adoçante artificial.



Normalmente pensamos que para perder peso temos de livrar dos açúcares, o que não está errado, o problema começa quando queremos substituir esse açúcar ou alimento açucarado por adoçante artificial ou outros produtos ligth, diet, zero, etc. (Já falei sobre este tópico muito importante, para saber a diferença clique aqui).

Mas antes, o que é um adoçante artificial? Os adoçantes artificiais são substâncias químicas sintéticas de baixo teor calórico capazes de conferir um sabor doce aos alimentos e bebidas, substituindo assim o açúcar.

Alguns destes compostos não são metabolizados pelo organismo humano, outros são metabolizados, mas logo são excretados, sem efeito cumulativo considerável, outros, ainda, são sintetizados de forma lenta, mantendo estáveis os níveis de açúcar no sangue. Devido a estas propriedades, os adoçantes artificiais são inseridos nas dietas de indivíduos diabéticos e obesos, permitindo o consumo de alimentos doces, porém menos calórico.

O problema é que engane-se quem pensa que estes produtos podem ajudar na perda de peso pelo seguinte motivo: os adoçantes são estimuladores do apetite. Os adoçantes actuam no sistema nervoso causando a sensação de insaciedade no organismo e ativando o sensor da fome, logo consome mais alimentos e consequentemente engorda.

Por isso amigas/os por vezes o melhor é saber controlar a quantidade de açúcar ingerido e ter uma alimentação adequada e equilibrada ás suas necessidades. Aconselho-vos vivamente a ler o artigo sobre a diferença sobre os produtos ligth, diet e zero, clique aqui.

Bisous
P.S: Este artigo não substitui aconselhamento médico.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Muito pertinente Paula! Continua o excelente trabalho. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Nunca gostei de adoçantes.. é tao artificial.
    Açucar só no café.. de resto nao utilizo.

    ResponderEliminar

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta